A Apple resolveu um bug que impedia o iOS de abrir determinados aplicativos em iPhones e iPads. Segundo o site 9to5Mac, os programas (mesmo gratuitos) estavam se comportando como se fossem downloads pagos. Em um comunicado, a Apple afirmou que o problema já foi resolvido.
O bug foi identificado pela primeira vez no Compartilhamento Familiar da Apple. Este programa permite que o usuário e até 5 outros familiares tenham acesso a compras da App Store, assinatura do Apple Music e armazenamento do iCloud. Contudo, usuários relataram que eram direcionados para a página de compra do aplicativo logo depois de receberem a mensagem de erro “Este aplicativo não é mais compartilhado com você”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mensagem de erro exibida nos iPhones
Os usuários rapidamente descobriram que poderiam corrigir o problema manualmente, apenas reinstalando aplicativos que apresentassem o bug. Neste domingo (24), diversas pessoas informaram que seus dispositivos iOS estavam com dezenas de atualizações pendentes — uma tentativa bem-sucedida da Apple de solucionar o bug.
De acordo com os relatos, o número de atualizações de aplicativos ultrapassou 100 em alguns casos. Se a Apple não tivesse forçado atualizações nos dispositivos, muitos usuários provavelmente iriam pensar que a culpa era dos desenvolvedores dos apps — o que poderia gerar centenas de feedbacks injustos. A Maçã não deu mais detalhes sobre o que de fato gerou o problema, mas garantiu que o bug foi solucionado.
Fontes