A Xiaomi conseguiu novas parceiras para a implementação de um novo padrão de transferência sem fio aos moldes do AirDrop. Segundo uma publicação feita na rede social chinesa Weibo, as marcas OnePlus, Realme, Meizu e Black Shark também entraram na união e começarão a adotar a nova tecnologia.
Além dos nomes mencionados acima, a Oppo e a Vivo, duas das maiores fabricantes de celulares da China, também fazem parte da aliança. Ou seja, ao todo, sete empresas já se comprometeram a equipar seus dispositivos com o rival do AirDrop.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: XDA
Seguindo os passos da tecnologia da Apple, o objetivo da tecnologia desenvolvida pelo grupo é trazer um sistema de transferência de arquivos rápido e que funciona sem internet. O procedimento poderá ser feito nativamente e sem a necessidade de downloads de serviços de terceiros. A novidade também não será exclusiva da China e deve beneficiar 400 milhões de usuários globalmente.
Como funciona a tecnologia?
Já disponível em alguns celulares das marcas participantes do grupo, a ferramenta utiliza Bluetooth para pareamento rápido e Wi-Fi ponta-a-ponta para realizar a transferência. A tecnologia pode ser utilizada para enviar arquivos como músicas, fotos, vídeos e documentos, em uma velocidade de até 20 MB/s e com baixo consumo de energia.
Em celulares da Xiaomi, a tecnologia se chama Compartilhamento MiFonte: Mateus Mognon/Tecmundo
Para saber se o seu dispositivo já possui a tecnologia, basta procurar o botão de compartilhamento na barra de notificações ou nas configurações de seu celular. Em dispositivos da Xiaomi, que são vendidos oficialmente no Brasil, a ferramenta se chama "Compartilhamento Mi". Após a ativação em dois aparelhos compatíveis, basta aproximar os aparelhos para realizar a transferência.
Fontes