De acordo com Kenny Kerr, engenheiro de software chefe da equipe do Windows, a Microsoft está trabalhando no desenvolvimento de um ambiente de emulação que vai permitir o Windows 10 rodar aplicativos 64 bits (x86 64) na plataforma ARM.
Atualmente, o sistema já roda a maioria dos programas desktop da Microsoft Store e tem emulação para suportar aplicativos desktop de 32 bits. No entanto, alguns dos principais softwares do mercado só estão sendo lançados em 64 bits.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa limitação vai de encontro ao que o Windows sempre representou em termos de compatibilidade de software. A plataforma de sistemas operacionais mais popular deveria ser capaz de rodar os principais apps do mercado. E parece que a Microsoft entendeu isso.
Windows 10 ARM rodando em um Lumia 950 XL. (Fonte: Windows Team/Reprodução)Fonte: Windows Team
Alto desempenho, mas com ressalvas
A questão toda da compatibilidade com aplicativos desktop de 64 bits gira em torno do desempenho. A Microsoft fez a portabilidade do Windows 10 para a plataforma ARM para oferecer dispositivos com desempenho aceitável, mas que possam tirar proveito do baixo consumo dos chips ARM.
Não faria sentido ter alto desempenho se o consumo de energia também for alto, pois, basicamente, já temos esse cenário com a maioria dos notebooks do mercado.
Por isso, a Microsoft ainda deve passar um bom tempo aprimorando esse emulador e 64 bits para o Windows 10 ARM. O recurso deverá ser lançado na primeira metade de 2021, como uma das características da atualização do Windows 10 21H1.
Fontes
Categorias