A Google divulgou um novo cronograma de lançamentos para o Android 11. O lançamento das versões beta foi adiado, ou seja, sofreu um “atraso” em relação ao que tinha sido divulgado anteriormente. Sobre a data de lançamento da versão final, ela pode ou não sofrer mudanças, mas, como a companhia nunca teve uma data específica para lançar o sistema anualmente, significa que ela pode ser flexibilizada sem maiores surpresas.
No início do desenvolvimento do Android 11, a Google tinha planejado o ciclo lançamentos como na imagem abaixo:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Google/ReproduçãoFonte: Android Central
A pré-visualização para desenvolvedores contava com três lançamentos: fevereiro, março e abril. Nesse estágio, o foco é finalizar APIs para a criação de aplicativos de terceiros. Posteriormente, havia três lançamentos de versões beta: maio, junho e início do terceiro trimestre. Essas versões trazem mais recursos que podem ser testados por usuários finais.
A versão final seria lançada ainda no terceiro trimestre, possivelmente, no final de setembro.
No novo cronograma, as versões de pré-visualização terão quatro lançamentos: fevereiro, março, abril e maio.
Fonte: Google/ReproduçãoFonte: Android Central
As versões beta só começam a ser liberadas em junho, e se estendem por todo o terceiro trimestre, até o SO alcançar a versão final, no mesmo período.
Não ficou claro porque a Google fez a alteração no cronograma do Android 11. Talvez, a pandemia da covid-19 tenha atrasado o desenvolvimento do sistema em algumas semanas. De qualquer forma, a versão final do software não deve ultrapassar o final do terceiro trimestre, nem causar atrasos no lançamento do Pixel 5.
Fontes
Categorias