Conforme reportado pelo 9To5Google, a terceira versão de testes (Developer Preview 3) do Android 11, permite que todas as notificações do celular sejam dispensadas, incluindo aquelas que nunca desaparecem da barra de notificações até que um app ou serviço seja encerrado.
Até o Android 10, há notificações contínuas que não podem ser dispensadas quando o usuário as arrasta para o lado. Essas notificações são acionadas por alguns apps rodando em segundo plano, ou para avisar ao usuário sobre algum serviço ativo, como um dispositivo conectado via Bluetooth.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Agora, o Android 11 DP3 permite que todas essas notificações sejam dispensadas e a barra de notificações seja completamente liberada. Quando o usuário tenta dispensar uma notificação contínua, é mostrado um aviso sobre o app que a originou, que também pode ser dispensado.
Dispensando uma notificação contínua no Android 11 DP3. (Fonte: 9To5Google/Reprodução)Fonte: 9To5Google
Outros recursos do Android 11
Se você costuma dispensar apps da lista de aplicativos recentes por acidente, agora vai poder reabri-los por meio de um botão “Desfazer”. A lista de apps recentes também traz a possibilidade de tirar um print de tela de um app sem precisar trazê-lo para o primeiro plano.
Outro recurso interessante é a possibilidade de poder compartilhar a internet do smartphone via cabo de forma nativa. Antes, esse compartilhamento só podia ser feito via conexão sem fio.
Além disso, vários ícones, setas e botões ficaram maiores, para facilitar a interação do usuário com o sistema.
É válido lembrar que esses recursos ainda estão em teste, e é possível que não façam parte de uma versão final do sistema.
Fontes
Categorias