A última atualização cumulativa do Windows 10 (KB4549951) tem causado enorme dor de cabeça para os usuários do sistema operacional. Segundo relatos encontrados pelo site SlashGear, computadores atualizados estão apresentando congelamentos totais frequentes e exclusão de arquivos pessoais.
Os reportes começaram com recorrentes telas azuis da morte (Blue Screen of Death ou BSOD). Ao longo da semana, as reclamações feitas no Microsoft Answers indicaram novos problemas — uma lista deles, para ser mais exato. Até agora, a Microsoft não divulgou esses casos comuns da atualização na documentação do download.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Entre as falhas encontradas estão as seguintes mensagens:
- PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
- CRITICAL_PROCESS_DIED
- ACPI_BIOS_ERROR
- INACCESSIBLE BOOT DEVICE
- MEMORY_MANAGEMENT
- DPC_WATCHDOG_VIOLATION
- Portcls.sys
- 0x8007000d
- 0x800f081f
- 0x80073701
- Falha na conexão Bluetooth
- Falha na conexão Wi-Fi
- System performance reduction
A correção ainda não foi disponibilizada pela empresa; contudo, há uma solução momentânea para aqueles que já atualizaram. O processo é simples, mas exige certa experiência para concluí-lo.
Para retornar à versão anterior, aperte a tecla Shift enquanto, com o mouse, reinicia o computador. Assim que o menu de inicialização aparecer, vá para Solução de problemas > Opções avançadas > Opções de inicialização e selecione "Reiniciar em modo de segurança". Já com o sistema ligado, acesse o Painel de Controle e desinstale o pacote KB4549951.
Se a atualização colocou seu computador em um loop de telas azuis da morte, o que também é possível, será necessário utilizar um pendrive ou armazenamento externo USB equipado com o arquivo de imagem do Windows 10, para iniciá-lo no modo de segurança. Além disso, não deixe de registrar os problemas provocados pela atualização no fórum da Microsoft.
Fontes
Categorias