Com 400 milhões de usuários na Índia, o WhatsApp está sendo utilizado no estado de Karnataka como um meio de comunicação para solicitar a entrega de mercadorias em casa. O objetivo do governo é garantir que as pessoas consigam mantimentos sem sair de casa. O sistema utiliza um bot na plataforma, bastando o usuário enviar um "Oi" junto com os itens que desejados para fazer compras sem sair de casa.
Fonte: 9to5Google
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De acordo com os governantes da Índia, mais de 16 mil negócios foram mapeados e estão sendo utilizados pela iniciativa na região da capital Bangalore. Até o momento, mais de 10 mil pedidos já foram realizados. Quando o usuário faz a solicitação, o sistema encontra o comércio mais próximo e faz uma conexão com o cliente, oferecendo diferentes opções de pagamentos, incluindo dinheiro, cartão e soluções digitais, como o WhatsApp Payments.
Investimento no modelo de negócio
Enquanto a solução foi desenvolvida para manter as pessoas em casa durante a pandemia, o Facebook deu indícios de que pode investir no uso do WhatsApp como vetor comercial futuramente. Nesta semana, a empresa de Mark Zuckerberg investiu US$ 5,7 bilhões na Jio Platforms, companhia indiana que lançará neste ano uma grande plataforma de vendas online focada em pequenos e médios negócios.
Já disponível em testes, o WhatsApp Payments é uma das apostas do Facebook para monetizar o mensageiroFonte: Firstpost
Com o montante, o Facebook se torna um dos maiores investidores estrangeiros do país e assume o controle de 9,99% da Jio, garantindo o título de principal acionista minoritário da companhia, que é a principal solução digital do conglomerado indiano Reliance Industries. Ao anunciar a nova aposta, a rede social mencionou que o principal objetivo é garantir mais integração dos negócios digitais da Índia com o WhatsApp.
"Reunindo a JioMart, iniciativa de pequenas empresas da Jio, com o poder do WhatsApp, podemos permitir que as pessoas se conectem com empresas, façam compras e adquiram produtos em uma experiência móvel perfeita", disse o Facebook, em comunicado enviado à imprensa. "A Índia é um país especial para nós."
A ideia de transformar o aplicativo em um meio de comunicação padrão para negócios deve ser o primeiro passo para o lançamento global do WhatsApp Payments, sistema de pagamentos integrado ao mensageiro que já vem sendo testado na Índia desde 2018. Segundo Mark Zuckerberg, a solução deve chegar para mais países dentro dos próximos meses.
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