O Zoom tem sido um dos apps de videoconferência mais utilizados durante a pandemia do novo coronavírus, principalmente entre o público corporativo, para a realização de reuniões à distância. Em decorrência disso, o serviço também se tornou um dos alvos preferidos dos cibercriminosos.
Explorando algumas vulnerabilidades do programa, hackers estão invadindo reuniões de terceiros e fazendo de tudo para atrapalhar as chamadas de vídeo, seja postando comentários ofensivos ou transmitindo conteúdos adultos. Estes invasores de videochamadas estão sendo chamados de “Zoombombers”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Alguns deles também estão aproveitando tais falhas para coletar informações sensíveis das empresas e do mercado, além de espalhar malwares entre os participantes das reuniões.
O uso do Zoom aumentou significativamente desde o início da pandemia.Fonte: Unsplash
Ataques de phishing são outra arma utilizada para o roubo de informações por meio do app Zoom. De acordo com o diretor técnico da Trend Micro Brasil Franzvitor Fiorim, foram descobertos mais de 2 mil novos domínios de sites falsos criados em março, por meio dos quais os cibercriminosos conseguem roubar dados para se infiltrar nas reuniões online.
Como se proteger
É possível reduzir os riscos de segurança relacionados ao Zoom Meeting com algumas medidas simples, como baixar o aplicativo somente em um site confiável, mantê-lo sempre atualizado e instalar um programa anti-malware com detecção de phishing. Além disso, você deve rever as configurações administrativas no app, para dificultar a ação de hackers e Zoombombers.
Confira outras dicas de segurança:
- Configure o Zoom para gerar IDs aleatórios a cada reunião e não os compartilhe em postagens públicas
- Defina o compartilhamento de tela como “somente anfitrião”
- Desabilite a função de transferência de arquivos
- Bloqueie a entrada de novos participantes quando a reunião começar
- Use a função sala de espera, para que apenas os usuários com registro pré-atribuído sejam permitidos nas chamadas
- Habilite o aviso de entrada e saída de usuários da reunião
- Permita ao anfitrião colocar os participantes em espera, para que possa removê-los temporariamente se necessário
As dicas valem para reuniões de trabalho e pessoais no app.
Fontes