A Google começou a substituir aplicativos do Android presentes no Chrome OS por versões em Progressive Web Apps (PWA), que são edições instaláveis das páginas de serviços na internet com melhorias e independência de navegadores. A novidade promete garantir mais espaço de armazenamento nos dispositivos e velocidade durante o uso.
De acordo com o The Verge, o Twitter foi um dos primeiros serviços a ter seu aplicativo nativo extinto no Chrome OS para adotar o PWA. A Google também está trabalhando para implementar a novidade no YouTube TV. Com a transição, a Play Store identifica quando está rodando em Chromebooks e evita o download da solução nativa para Android, tornando o PWA o novo padrão para os dispositivos
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Twitter é um dos primeiros apps a adotar o padrão PWA no Chrome OSFonte: Chrome Unboxed
Os PWAs podem ser instalados como apps convencionais, mas são mais leves e abrem mais rápido. Segundo ressalta o The Verge, a Google teve dificuldades em adaptar certos aplicativos do Android para o Chrome OS, o que torna a chegada das versões otimizadas uma novidade interessante para os usuários de Chromebooks que suportam a Play Store.
O formato PWA traz a versão web do programa mais "vitaminada" e garante melhor usabilidade, sendo útil principalmente para redes sociais e serviços que dependem de internet, como plataformas de streaming de vídeo. Além de estar chegando no Chrome OS, a novidade já pode ser utilizada no navegador Google Chrome.
No Google Chorme, os sites podem ser instalados como aplicativos diretamente pela barra de endereçoFonte: Tecmundo
Para quem é usuário do navegador da Google em computadores com Windows 10, é possível utilizar os PWAs para acessar com mais facilidade plataformas como redes sociais e até portais como o próprio TecMundo. Caso o site seja compatível com o formato, um botão de "+" aparecerá na barra de endereço e permitirá que a página seja instalada como um aplicativo e acessada diretamente na área de trabalho.
Fontes
Categorias