Não há como negar que a inteligência artificial tem se tornado uma parte de nossa vida. De acordo com um estudo do IDC, a receita mundial desse segmento ultrapassará US$ 46 bilhões em 2020. Isso significa que estamos falando de um campo que está em grande expansão e deve remunerar muito bem os profissionais ligados a ele — e cada vez mais oportunidades de trabalho começarão a surgir.
Segundo dados de análise de mercado, 50% dos empregos de hoje exigem alguma habilidade relacionada a tecnologia (entre tantas que existem por aí). Porém, especialistas estimam que esse percentual aumentará para 77% em menos de 1 década, revelando que estamos realmente em um caminho sem volta. Hoje, dominar algum tipo de tecnologia não é mais um diferencial, é um pré-requisito.
E aí entra a inteligência artificial. Essa área tem recebido muito incentivo de empresas, como a Microsoft, que criou um roteiro de aprendizagem único para quem quer se aprofundar no tema. Aqui, queremos mostrar como a IA está mudando completamente o mundo em que vivemos.
Automatização
Automatização é uma das áreas em que a IA vai atuar.Fonte: Shutterstock
Muitas tarefas do dia a dia são repetitivas e necessitam de ajustes pequenos para serem realizadas da melhor forma possível. Quando essas atividades são aprimoradas com IA, os resultados se tornam muito melhores e dispensam a realização por um ser humano, podendo liberá-lo para fazer outra tarefa.
Quando bem aplicada, a inteligência artificial pode entender o comportamento das pessoas e realizar essas ações de forma independente — até implementando melhorias aos poucos. Em um futuro não muito distante, atividades como embalar produtos, fazer limpeza e outras que dependem de realização constante poderão ser feitas por uma máquina inteligente.
Previsão
A IA vai ser capaz de fazer vários tipos de previsão.Fonte: Shutterstock
A análise preditiva antecipa as necessidades das pessoas e possibilita ações mais efetivas para dar maior satisfação a cada um. Parece utópico imaginar algo nesse sentido, mas a inteligência artificial já é capaz de se adiantar e entender o que nós vamos querer ou precisar daqui a algum tempo. E é bem fácil explicar isso tomando como base o e-commerce.
Uma loja online que utiliza corretamente a IA é capaz de identificar um aumento nas vendas durante uma campanha e verificar o perfil de consumo e o momento ideal para entrar em contato com cada pessoa. Dessa forma, o cliente poderia receber, 2 dias antes de precisar de determinado produto, um lembrete de que a necessidade está chegando, assim como um cupom de desconto para fazer a compra.
Informação
A informação é um dos pontos fortes da IA.Fonte: Shutterstock
A IA não se propõe apenas a oferecer benefícios acessórios às pessoas, pois o seu objetivo não é impressionar, mas sim atender de verdade às necessidades de cada um. Ou seja, entregar aquilo que importa para cada um no momento certo e da maneira correta. É dessa forma que esse segmento trabalha com a informação.
Se você estiver esperando uma encomenda, a inteligência artificial pode saber a hora certa de avisá-lo quando ela estiver chegando. Se você estiver se arrumando para uma reunião, a IA pode alertá-lo sobre o melhor horário para sair, evitar o trânsito e chegar no horário. Essas são informações úteis e que fazem muito mais do que surpreender: satisfazem a necessidade do cliente pela informação.
Como e onde aprender sobre inteligência artificial?
A AcademIA da Microsoft é o lugar certo para aprender sobre IA.Fonte: Shutterstock
A AcademIA é a plataforma da Microsoft para treinar desenvolvedores, estudantes e interessados na área de tecnologia. Do nível básico ao avançado, o roteiro permite aprender vários aspectos importantes de uso e da implementação de soluções com inteligência artificial.
O método é dividido em etapas e oferece várias horas de aula totalmente em português. Isso demonstra a preocupação da Microsoft em atender especificamente ao público brasileiro, já que esse é um mercado grande e que fornece profissionais para diversos países. O foco, obviamente, são os produtos e as soluções da empresa, mas é possível obter conhecimento amplo a respeito da IA e sua relação com o mercado.
Se você ficou interessado, recomendamos que visite a página da AcademIA da Microsoft para conhecer todos os módulos e as aulas disponíveis. Esse é um ótimo ponto de partida e uma boa solução para quem já tem noções básicas sobre o assunto.
Fontes