O Governo do estado de São Paulo lançou um chatbot no WhatsApp para tirar dúvidas sobre a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A ferramenta objetiva levar informações confiáveis ao público, obtidas de fontes oficiais.
Usar o bot para obter informações a respeito do vírus é fácil. Primeiramente, é necessário adicionar o número (11) 95220-2923 à sua lista de contatos no app de mensagens. Em seguida, você deve enviar um “Oi” ou “Olá” para o seu novo contato. Ele responderá com um menu de opções para o usuário escolher o que deseja saber.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao responder com o número 1, você obterá informações sobre a doença surgida na China e que se espalhou por todo o mundo, enquanto o número 2 mostra dicas de prevenção da covid-19. Digitando o 3, o usuário recebe orientações sobre como se prevenir no isolamento domiciliar. Já na opção 4, é possível confirmar a veracidade de notícias sobre o coronavírus.
O mensageiro ajuda a levar ao público informações oficiais sobre a doença.Fonte: Mobile Time/Reprodução
Há ainda a opção 5, “saber mais sobre o coronavírus”, que leva o usuário para a página oficial criada pelo governo estadual sobre a doença. Todas as orientações e dicas encontradas na ferramenta são repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Ministério da Saúde e OMS têm serviço parecido
Além do bot do governo de São Paulo, há outras opções para quem deseja obter informações sobre o coronavírus no WhatsApp. Uma delas é o robô do Ministério da Saúde, que apresenta detalhes como transmissão, prevenção, sintomas, diagnóstico, tratamento, distanciamento etc. Ele está disponível por meio do número (61) 9938-0031.
Outra alternativa é o bot da Organização Mundial da Saúde (OMS), que usa inteligência artificial para informar sobre a covid-19 no mensageiro, levando à população informações sobre sintomas e formas de se proteger, entre outras. Por enquanto, ele não está disponível em português, mas pode ser acessado em inglês, espanhol, francês e árabe.
Fontes
Categorias