A atualização do preview do Android 11 para a linha Pixel, da Google, trouxe algumas surpresas para usuários dos smartphones. Após investigarem mudanças, jornalistas encontraram código referentes a gestos inéditos na parte traseira do aparelho.
O novo conjunto de gestos não requer hardware especial para detecção, e os movimentos foram flagrados até no Pixel 2 XL, lançado em 2017. O site XDA-Developers conseguiu reproduzir os gestos no preview do Android 11 e mostrou em vídeo como os usuários poderão utilizá-lo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com codinome Columbus, o conjunto de gestos é composto por toques na parte traseira do aparelho. Até agora, o toque duplo é capaz de pausar e iniciar vídeos em primeiro plano, abrir a câmera, acionar o Google Assistente, silenciar chamadas e alarmes, limpar notificações e esconder a barra de status.
Por utilizar sensores de movimento, uma precaução tomada pela Google para gestos acidentais é a escolha de condições para habilitar os gestos, como visibilidade da câmera, se o smartphone está sendo recarregado e mais.
Os gestos podem ser liberados no menu de configurações. Na mesma seção, usuários podem praticar o toque duplo antes de aplicá-lo.
Apesar de estar disponível no preview do Android 11, a presença desse gesto na versão final não é garantida. A habilitação do Columbus pode ter sido apenas um teste para lançamento de futuros smartphones da linha Pixel. Ainda assim, se quiser testar as funcionalidades introduzidas do novo Android, vale a pena se cadastrar no programa de testes da Google, mas esteja ciente que é um ambiente de testes, então bugs e erros são esperados e devem ser devidamente reportados para que sejam corrigidos.
Fontes
Categorias