O empresário Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, fez um comentário bastante direto em seu perfil no Twitter sobre um assunto que volta e meia é retomado por ele: inteligência artificial.
De acordo com Musk, toda e qualquer organização que desenvolva projetos avançados envolvendo IA deve ser regulada de alguma forma — o que inclui a própria Tesla. Além disso, ele aproveitou para criticar o consórcio OpenAI, sugerindo que ele fosse "mais aberto" ao conhecimento público e agências, tanto a nível global quanto de governos específicos. A ideia da postagem veio como uma resposta a um perfil sobre a organização, publicado pelo MIT Technology Review.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O tweet de Musk não é necessariamente uma surpresa. Há alguns anos, ele se mostra cuidadoso para falar dos riscos da IA, acreditando que essa tecnologia "é mais perigosa do que armas nucleares". Recentemente, o CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, afirmou que também é a favor de regulamentação em projetos de IA.
All orgs developing advanced AI should be regulated, including Tesla
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2020
A crítica em especial ao OpenAI também chama atenção. Afinal, ele é um dos fundadores da organização, que começou a operar em 2015 como um grupo sem fins lucrativos, mantida por um grupo de empresários do setor. Ao longo dos anos, entretanto, ela passou a ter um braço financeiro e viu investimentos de gigantes como a Microsoft chegarem, o que parece ter afastado Musk do envolvimento com a plataforma.
Categorias