A Apple estaria cogitando trazer uma grande e positiva mudança para o iOS e iPadOS: a habilidade de trocar o aplicativo padrão para funções como e-mail e navegador web. A novidade alteraria uma política presente desde o lançamento da App Store em 2008, mas pode estar relacionada aos constantes processos antitruste que a gigante de Cupertino recebeu nos últimos anos.
Segundo explicam as fontes que conversaram com a agência de notícias Bloomberg, a companhia estaria cogitando a mudança após uma série de reclamações de desenvolvedores. Como os usuários do iOS e iPadOS são obrigados a utilizar apps como Mail e Safari como padrão, qualquer link ou endereço de e-mail enviado nos iPhones é aberto automaticamente nas soluções da Apple, o que acaba prejudicando serviços de terceiros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Apple costuma justificar a obrigatoriedade no uso de seus apps como uma medida de segurança. Ainda assim, as constantes reclamações já levaram a companhia a ser investigada por práticas anticompetitivas em diversos países, inclusive nos Estados Unidos, lar da companhia.
De acordo com as fontes da Bloomberg, a mudança deve encerrar, primeiramente, o uso obrigatório dos aplicativos Mail e Safari, mas pode ser que a novidade seja estendida para outros serviços futuramente, como Mapas e Podcasts. O site também aponta que a companhia pode tornar seu hardware mais aberto para terceiros.
Uma das mudanças que estaria em discussão dentro da empresa é a compatibilidade do HomePod com serviços concorrentes do Apple Music. Segundo o Bloomberg, a companhia estaria considerando fazer parcerias com Spotify e Pandora para facilitar o uso das plataformas com o alto-falante inteligente.
Até agora, porém, a Apple não comentou oficialmente sobre o assunto e não confirmou que as mudanças devem mesmo acontecer.