Passou a valer, no dia 1º de janeiro de 2020, a nova lei de proteção de dados na Califórnia, e ela afeta a todos os usuários de aplicativos Mozilla (a empresa está baseada em Mountain View, no estado americano), mesmo que não estejam nos EUA. A empresa vai tornar possível aos usuários pedirem a exclusão de seus dados coletados a partir da próxima atualização (v72) do Firefox.
Segundo a empresa, “de acordo com o trabalho que fizemos este ano para tornar o gerenciamento dos níveis de privacidade mais fácil e acessível aos nossos usuários, o controle de exclusão será incorporado ao Firefox e começará a ser implementado na próxima versão do navegador em 7 de janeiro. Essa configuração permitirá que os usuários solicitem a exclusão da telemetria diretamente da área de trabalho do navegador.”
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como pedir a eliminação dos seus dados
A telemetria nada mais é do que os dados que o browser coleta enquanto você navega pela internet. Segundo o Mozilla, nenhuma informação específica do usuário (como o nome de determinado site ou o tipo de pesquisa realizada) é guardada, e sim quantas abas são abertas e por quanto tempo, por exemplo. As informações são usadas para melhorar o desempenho do navegador e corrigir bugs. Hoje, é possível desativar esse compartilhamento, mas não pedir a remoção do que já foi coletado.
1. Já com o Firefox 72 instalado, acesse o menu hambúrguer (os tracinhos no alto, à direita) e clique em "Opções".
2. Na página, escolha “Privacidade e segurança”.
3. Desmarque o item "Permitir que o Firefox envie dados técnicos e de interação para a Mozilla"
O Mozilla receberá uma notificação para excluir todos os dados de telemetria associados ao seu Client _ID. Isso feito, você receberá uma mensagem do Firefox: “Você não permite que o Mozilla capture dados técnicos e de interação. Todos os dados já coletados e armazenados ?serão excluídos em 30 dias.”
Fontes
Categorias