A Microsoft revelou nesta quinta-feira (5) o novo esquema de design para os seus aplicativos móveis. A empresa divulgou a novidade por meio de um vídeo e um post no Medium, escrito pelo chefe de produto da divisão Office, Jon Friedman.
A nova identidade se chama Fluent Design e já existia aplicada ao Windows 10 e serviços web. Agora, ela vai também ser incorporada aos aplicativos da empresa para Android e iOS — começando pelo pacote Office de editores de conteúdo, passando mais tarde para o cliente de email Outlook e para o sistema de armazenamento na nuvem OneDrive. Aos poucos, outros apps receberão a atualização, começando pelos nativos da empresa, como o Microsoft Teams. Essa é uma estratégia similar ao que a Google adotou com o seu Material Design anos atrás.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outra novidade importante é a padronização de um estilo gráfico, que deve ser aplicado desde os ícones até os menus.
Segundo a empresa, após intensas pesquisas de campo e levando em conta sugestões e hábitos da comunidade, a empresa chegou em um visual que é ao mesmo tempo bonito e produtivo. Cerca de 40 profissionais do design trabalharam no conjunto de ferramentas para a interface, que vai facilitar a aplicação desse padrão gráfico em outros apps.
Pensando no futuro
Além de ser dinâmico e fluido em uso, como o nome já sugere, o Fluent Design torna os apps ideais para usos rápidos, por exemplo, já que muita gente apenas abre as plataformas rapidamente para conferir novidades ao longo do dia.
O Outlook, por exemplo, terá uma função que lê os seus emails mais importantes — e esse recurso pode ser aplicado para textos inteiros no Word. Além disso, ele traz vários recursos para a criação de minimetas que podem ser cumpridas rapidamente.
Fontes