O programa Proteção Avançada, que ajuda a proteger a conta de usuários do Android, pode ganhar em breve uma função que já está causando bastante polêmica.
Em algum momento do futuro, a plataforma deve receber a capacidade de impedir a instalação e o funcionamento de aplicativos que não sejam baixados via Google Play — ou seja, impedindo o uso de lojas alternativas, como a da Amazon, ou o uso de APKs executados direto do aparelho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o site 9 to 5 Mac, uma atualização futura de número 17.8.14 recebeu a opção, que pode em breve chegar ao sistema estável. O objetivo do novo recurso é adicionar uma nova camada de segurança e impedir a instalação de apps maliciosos, por exemplo.
Será obrigatório?
Só que muita gente não encara com bons olhos essa iniciativa. Afinal, lojas alternativas são populares em algumas comunidades e o uso de APKs facilita a instalação de versões antigas de certos apps ou o uso de serviços bloqueados regionalmente pela Google Play.
Felizmente, é possível que essa opção seja apenas opcional, o que significa que você teria que ativá-la manualmente. Vale lembrar que a função ainda não foi oficializada e pode ser modificada na versão final da loja virtual da Google.
Fontes
Categorias