Um dos recursos mais pedidos pela comunidade que utiliza a navegação do Waze no trânsito pode em breve ser expandida para mais territórios. É o alerta de áreas de alto risco, que avisa se você está próximo ou tem um trajeto que inclui regiões com índices altos de violência e criminalidade.
A informação foi confirmada pelo gerente de produto do Waze, Rapha Cohen, em entrevista ao site Tecnoblog. Segundo o executivo, a empresa identificou a necessidade de trazer essas informações para "aumentar a conscientização sobre o que está acontecendo na estrada e promover segurança para todos".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por enquanto, só Israel e Rio de Janeiro possuem o recurso, que utiliza dados de homicídios, assaltos violentos e roubos de carro para criar o índice de áreas de risco. Se você ignora o aviso e ultrapassa a fronteira estabelecida pelo app, um segundo aviso é emitido. Para isso, entretanto, é preciso estabelecer parcerias com governos e intituições que tenham estudos sobre o tema e forneçam informações precisas. Na cidade brasileira, os testes começaram durante os Jogos Olímpicos de 2016.
Além dessa novidade, o Waze deve incluir em uma atualização futura informações mais completas sobre a mudança de rota — ou seja, quando ele sugere um caminho diferente do traçado para você. Ainda segundo o Tecnoblog, a ideia é deixar bem claro ao motorista se a alteração é por causa de congestionamentos, um acidente ou um evento realizado no meio do percurso, por exemplo.
Fontes
Categorias