Nesta quarta-feira (13), o SEBRAE e o WhatsApp anunciaram uma parceira para popularizar a versão Business do mensageiro entre as pequenas empresas. A ideia é tornar o app o principal canal de comunicação entre esses estabelecimentos e seus clientes, com o projeto começando no estado de São Paulo.
O projeto abrange o treinamento de centenas de milhares de pequenos empresários, para que eles estejam aptos a fazer uso dos recursos do WhatsApp Business de forma eficiente e otimizada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os materiais de treinamento serão disponibilizados no site que do SEBRAE, que já conta com várias dicas de utilização do WhatsApp por empresas ou qualquer pessoa que tenha um negócio qualquer, nas redes sociais e demais canais digitais.
Segundo o SEBRAE, 72% dos pequenos comerciantes brasileiros já usam a versão padrão do WhatsApp para se comunicar com seus clientes, seja realizando atendimentos ou fechando vendas. Um uso bastante comum do app é a encomenda de quentinhas ou marmitas, onde o dono do negócio envia um cardápio semanal e os clientes fazem suas escolhas diariamente e aguardam a entrega da refeição.
O WhatsApp Business foi lançado em 2018 e possui recursos adicionais em relação à versão padrão, que ajudam os empresários a fechar negócios com mais eficiência.
A empresa até cita o exemplo da loja Cupcakes by Isa, uma confeitaria online da cidade de São Carlos (SP), que tem 60% de suas vendas fechadas por meio do app.
Empresas grandes, como as maiores varejistas do país, já avisam sobre o trânsito de mercadorias, enquanto operadoras de telefonia até confirmam o agendamento de serviços, tudo de forma automática.
Fontes