O Opera para Android ganhou uma nova atualização (versão 54), que traz interface mais limpa e organizada, além de suporte a outras opções de criptomoedas e mais novidades, com o objetivo de tornar a experiência de navegação a melhor possível, segundo a companhia.
Uma das principais alterações é o design renovado, que passa a oferecer diversas opções de personalização, indo além dos modos escuro e claro, possibilitando escolher as cores que mais agradarem para criar um navegador com a sua cara. Entre as 10 tonalidades disponíveis estão azul, verde, cinza, roxo e vermelho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda no quesito design, a versão ganhou uma interface batizada pela empresa de Squircles, que inclui elementos mais planos e suaves, sem informações adicionais em camadas, deixando o visual menos pesado.
De acordo com a desenvolvedora do browser, as mudanças na interface foram baseadas nas emoções e na forma como o usuário se sente ao usá-lo, levando à substituição da antiga geometria acentuada e introduzindo o conceito de "foco de transição". O objetivo é reduzir as distrações desnecessárias, fazendo o usuário alcançar o que deseja o mais rápido possível.
Suporte a Bitcoin e outras novidades
A carteira de criptomoedas integrada ao navegador passa a oferecer suporte a Bitcoin a partir da versão 54. Com isso, quem tem o costume de usar a criptomoeda mais popular do planeta pode realizar pagamentos e transações direto do browser, sem a necessidade de instalar extensões. O suporte ao TRON também foi adicionado.
E a lista de melhorias não para por aí. A nova versão já vem com o bloqueio de notificações por push ativado (é possível alterar nas configurações) e suporte ao padrão de autenticação WebAuthn para facilitar o acesso a sites sem o uso de senhas.
A atualização do app já está disponível para download na Google Play Store.
Fontes