A série de celulares Huawei P40 pode ser lançada em 2020 com duas opções de sistema operacional. De modo específico, o tuíte de um usuário chamado Teme, entusiasta e leaker da marca, indica que os futuros top de linha venham com Android 10 e a versão própria HarmonyOS, baseados na interface customizada EMUI 10. Isso reforça rumores de que a companhia estaria testando essa alternativa, como publicado aqui pelo TecMundo.
Apesar de ainda haver alguma ligação com a Google, o SO da Huawei seria uma forma de continuar o fornecimento de celulares sem depender exclusivamente da gigante norte-americana. Além disso, a fabricante poderia estender no futuro a tecnologia para outros aparelhos, como smart TVs, smartwatches, dispositivos IoT, dentre outros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
HarmonyOS foi exibido pela Huawei em 2019
Em agosto, a Huawei já apresentava indícios de que isso poderia ocorrer. No caso, Richard Yu, CEO da fabricante, exibiu o HarmonyOS durante a IFA 2019 e apontou que o sistema operacional estaria pronto para uso.
Ainda revelou que ele poderia ser aplicado em seus produtos futuramente, caso a lista de boicote dos Estados Unidos continuasse estreitando as relações comerciais com outras empresas do país ocidental — essa medida inclusive impediu a companhia chinesa de vender a linha Mate 30 com apps do Google Mobile Services.
Contudo, naquele momento, o executivo não mencionou a possibilidade de trazer ambos os sistemas operacionais em novos smartphones. Embora especulações fortaleçam a ideia, também não está claro como o oferecimento das duas opções poderia funcionar nem de que modo isso contornaria a situação.
Categorias