Em agosto, o TecMundo relatou que o Instagram estava testando um novo app de mensagens instantâneas chamado Threads. Após o período de avaliação com um grupo seleto de usuários, o chat foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira (03). Segundo Robby Stein, diretor de produtos da rede social, ele seria uma ferramenta baseada em recurso de câmera, que permitiria às pessoas ficarem “mais conectadas com amigos próximos”.
O app possui basicamente uma interface simples e com funções similares à do stories, porém de uma maneira privada. Por isso, de início é preciso criar uma lista individual ou grupo de seguidores íntimos com as quais deseja trocar mensagens de texto e compartilhar arquivos instantâneos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Outras funcionalidades
O Threads permite a exibição de status de atividades, e conta com algumas opções predeterminadas para essas situações, como: “comendo”, “estudando”, “livre”, “ocupado” e outros. Essa alternativa inclusive foi copiada de antigos chats para computador, como o MSN.
Talvez uma das vantagens do novo app seja a possibilidade de escolher a cor do plano de fundo (disponível no botão “Temas”, na área de Configurações), algo que o próprio Instagram ou Direct não possui. Nesse caso, há inclusive versões de cores escuras, ideais para quem prefere o modo noturno.
Instagram, Snapchat e apps dedicados
O lançamento do Threads seria uma forma de o Facebook explorar funções específicas do Instagram em apps dedicados. O IGTV seria o primeiro exemplo disso, já que foi anunciado inicialmente dessa forma. Entretanto, a baixa visibilidade teria forçado a integração do recurso de vídeo à plataforma de imagens.
Isso fica ainda mais evidente se comparados os números do IGTV e do Instagram na Google Play Store. Somente no Brasil, o primeiro foi baixado mais de 20,3 mil vezes, enquanto o segundo alcançou mais de 88,5 milhões downloads.
No entanto, o Threads também teria sido anunciado como um novo app, porque o Facebook ainda pretende concorrer com os principais recursos do Snapchat. Isso também explicaria seu elevado foco em um bate-papo privado.
O novo app de mensagens já está disponível para Android e deve chegar em breve ao iOS.
Categorias