A Apple já começou a liberar o iOS 13.1 para os iPhones compatíveis com a nova versão do sistema, mas o update está trazendo problemas para a função de recarga sem fio, de acordo com testes do ChargeLab. Segundo o site, alguns modelos de carregador vendidos na própria loja da Apple perderam até 30% de desempenho.
Ao comparar um iPhone compatível com a tecnologia rodando diferentes versões do sistema, o site descobriu que o dispositivo só consegue receber 5W durante o wireless charging após a atualização. Desde o iOS 11.2, os celulares mais recentes da Apple funcionam com até 7,5W. Graças ao problema, um iPhone 11 que era totalmente alimentado em 3h19 passou a precisar de 4h para ter sua bateria carregada pelo método sem fio.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A mudança afetou múltiplos carregadores sem fio de 7,5W e o principal ponto em comum entre os dispositivos é a ausência de regulação de voltagem a frequência fixa. O ChargeLab aponta que o erro no carregamento não apareceu em produtos vendidos em lojas da Apple, como dispositivos de marcas como Belkin, Anker e Logitech.
A empresa de Cupertino não comentou sobre o assunto e ainda não existe um motivo oficial para o mau funcionamento da funcionalidade em certos aparelhos. Ao que parece, porém, a regulação de voltagem a frequência fixa, que é recomendada pela Apple, deve se tornar uma característica obrigatória para os carregadores sem fio de iPhones com a chegada do iOS 13.1.
Fontes