O TikTok foi o aplicativo mais baixado para Android e iOS durante o mês de agosto, segundo dados do Sensor Tower. A plataforma de vídeos curtos deixou serviços como WhatsApp, Instagram e YouTube para trás, além de tomar o primeiro lugar do FaceApp, que dominou o ranking em julho.
De acordo com os dados obtidos pela empresa de análise, o TikTok foi o app mais baixado durante o mês passado mundialmente, abocanhando o primeiro lugar de downloads na Play Store e na App Store. No Android, a plataforma ficou na frente do WhatsApp e Facebook Messenger, enquanto no iOS o serviço de vídeo superou o YouTube e o Instagram.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O TikTok foi baixado mais de 63 milhões de vezes durante o mês passado, número que representa um crescimento anual de 6% nas instalações. Segundo o Sensor Tower, o principal motivo para a expansão do aplicativo no mês foi a ampla adoção na Índia, que foi responsável por 44% dos downloads durante o período.
Tirando a coroa do FaceApp
Enquanto os produtos do Facebook continuam dominando o pódio de downloads mundialmente, um detalhe interessante é que o FaceApp, líder de instalações de julho, nem aparece entre os aplicativos mais baixados de agosto.
O polêmico aplicativo que alterava rostos teve mais de 60 milhões de downloads em julho e ficou na frente do TikTok na App Store. O programa que gerou uma multa milionária para Google e Apple também conquistou o terceiro lugar nos downloads da Play Store, enquanto o TikTok ficou com a quinta colocação na época.
Como o FaceApp foi apenas um viral e se tornou alvo de críticas por causa de problemas de privacidade, a tendência é que o programa acabe não voltando a incomodar os gigantes da indústria dos aplicativos.