Muito se tem especulado sobre o Hongmeng OS desde que foram aplicadas punições contra a Huawei no mercado estadunidense. As informações divulgadas ainda são incertas e contraditórias, com um lado afirmando que o novo sistema operacional virá para concorrer diretamente com o Android, enquanto o outro garante que será uma plataforma exclusiva para ambientes industriais.
A Huawei já se pronunciou mais de uma vez a respeito do tema. O CEO da empresa afirmou que o novo SO seria focado em dispositivos para a Internet das Coisas. Uma executiva da empresa também chegou a dispensar a suposta concorrência com o Android, explicando que o Hongmeng é um SO muito mais simples do que aqueles encontrados em smartphones — portanto, inadequado para esse tipo de dispositivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De qualquer forma, a curiosidade acerca do nome e do próprio SO ainda não desapareceu.
Hongmeng: o que significa?
No Quora, plataforma de perguntas e respostas semelhante ao Yahoo!, internautas chineses explicam que a palavra Hongmeng (também “Hung Meng” ou “Hung Mung”) é formada pelos radicais [Hóng] (Grande) e [Méng] (Névoa), provenientes do mandarim clássico. É usada na mitologia para designar um tempo antigo, primordial, anterior à criação da humanidade, quando tudo o que havia eram brumas e caos. É o mundo antecedente ao Big Bang, a primeira centelha de vida antes da grande criação.
O que esperar?
Para alguns, a mitologia confirma a hipótese de que o Hongmeng chegará para trazer um novo começo ao mercado de sistemas operacionais global; para outros, o que realmente implica é que a indústria eletrônica chinesa reconhece que perderá a sua essência sem a ajuda de empresas americanas de tecnologia, como Google, Microsoft e assim por diante — como foi observado com a queda das ações após a punição de Donald Trump. Logo, a Huawei e a China estariam demonstrando um desinteresse em travar uma guerra comercial contra os Estados Unidos.
A ideia não é nova
Hongmeng não é o único aparato tecnológico com nome inspirado em aspectos históricos e culturais da China. A prática parece atrair a atenção dos consumidores chineses e fomentar as suas relações com os produtos. Os chips Kirin e Kunpeng e os servidores Taishan da Huawei, por exemplo, também foram batizados com nomenclaturas provenientes do folclore do país.
Outras empresas, como a Alibaba e a montadora BYD, nomearam várias de suas linhas de produtos com nomes da mesma natureza.
Por enquanto, a Huawei permanece com limitações para operar no mercado americano, mas com expectativas de um retorno definitivo até 2020.
Fontes
Categorias