Lançado nesta terça (9), o Firefox 68, nova versão do navegador da Mozilla, trouxe novidades nas áreas de temas, extensões e no modo noturno.
Quem gosta de utilizar o tema escuro no modo leitura do navegador – que remove todos os anúncios e detalhes da página, deixando apenas texto e imagens na tela – poderá aproveitar uma interface mais consistente. Agora, além de deixar as fontes brancas e o fundo da tela escuro, o modo altera também as cores utilizadas na barra de controles e nas opções de configuração dessa janela.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Exemplo de texto no modo leitura com tom escuro ativado. (Fonte: Mozilla/Divulgação)
Já em relação às extensões, o Firefox agora mostra mais detalhes, incluindo nota e número de usuários, das recomendações que aparecem logo abaixo da sua lista de extensões instaladas. Caso façam parte do Programa de extensões recomendadas da Mozilla, esses add-ons também vão receber o selo dourado de “Recomendado”.
Outras novidades incluem o bloqueio de fingerprinters e criptomineradores quando a opção “Rigoroso” é selecionada no “Bloqueio de conteúdo”, além da disponibilização do novo motor de renderização WebRender para usuários do Firefox no Windows 10 que utilizam placas de vídeo da AMD. A versão do navegador para iOS traz ainda as opções de editar vários favoritos ao mesmo tempo e configurar específicos para sempre abrirem na versão para desktop.
Fontes