Uma atualização recente no navegador Mozilla Firefox está causando problemas no preenchimento automático de senhas. Alguns usuários relataram que, após terem mudado da versão 67.0.1 para a 67.0.2, o gerenciador de senhas interno do Firefox não preenche mais senhas e logins.
Isso estaria sendo causado por um recurso de proteção do AVG, supostamente responsável por impedir que o Firefox acesse o armazenamento de senhas usando novas certificações. Ao executar o Firefox 67.0.2 com o AVG, o antivírus consegue alterar o nome de um arquivo na pasta de perfil do navegador. Essa não é a primeira vez que um erro causado pelo AVG afeta o navegador da Mozilla, mas a empresa já foi notificada sobre o erro e está trabalhando com a Avast para resolver o problema.
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Resolva o problema
É possível reparar o erro sem ter que aguardar uma atualização do navegador. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
1. Inicie o Firefox;
2. Clique em Menu > Ajuda > Informações para resolver problemas;
3. Em "Informações básicas" procure por "Pasta de perfil" e clique em "Abrir Pasta";
4. Feche a janela do Firefox;
5. Na pasta do perfil, se o arquivo "logins.json" já existir, renomeie-o como "loginsnew.json". Depois, renomeie o arquivo "logins.json.corrupt" para "logins.json";
6. Inicie o Firefox novamente.
Isso deve resolver o problema.
O que diz a AVG
"Recentemente, alguns usuários da AVG podem não ter conseguido acessar suas senhas do navegador ao usar o Firefox. Isso se aplica apenas àqueles que compraram o recurso AVG Password Protection e o problema foi corrigido em 14/6/2019. Os usuários da Avast não foram afetados. Isso ocorreu porque o Firefox atualizou seus certificados para a nova versão do navegador e a AVG não tinha esse novo certificado marcado em seu banco de dados como confiável.
O problema foi corrigido às 7h20 na sexta-feira (14/6) para os usuários da AVG e uma atualização foi distribuída imediatamente para nossa base de usuários. A AVG verifica as atualizações a cada quatro horas e os usuários também podem atualizar manualmente o software nas configurações do AVG -> Update. Os usuários com a versão do produto VPS 190614-02 e versão mais recente não terão essa questão.
Para os usuários afetados, o Firefox não excluiu o arquivo de senhas, mas o renomeou de ‘logins.json’ para algo como ‘logins.json.corrupt’ (ou ‘logins.json-1.corrupt’, ‘logins.json-2.corrupt’, etc.). Isso significa que as senhas não serão perdidas, mas o usuário precisará renomear o arquivo para ‘logins.json’.
Recomendamos que o usuário faça um backup desses arquivos ‘logins.json’, por exemplo, para outra pasta, antes de renomeá-los. O arquivo de senha é normalmente armazenado no diretório de perfil do Firefox: c:\Users\
Este artigo foi atualizado às 16h50 de 17/06/19 para incluir o comuicado oficial da AVG.
Fontes