O sistema operacional próprio da Huawei, que deverá ser adotado nos smartphones da fabricante chinesa após a suspensão do uso do Android pela Google, não poderá ser batizado com o nome que atualmente circula entre os rumores. Segundo especulações mais recentes publicadas pelo jornal chinês Globaltimes, o sistema não se chamará Ark OS. Na verdade, ele terá dois nomes: HongMeng OS na China e Oak OS no resto do mundo.
O nome Ark OS era o mais forte na disputa por ser o registrado pela fabricante em alguns órgãos europeus. Entretanto, essa patente seria apenas a do compilador, que de fato leva esse nome. Além disso, as fontes consultadas pelo site afirmam que ele já está em fases avançadas de teste e estará pronto para o lançamento no terceiro trimestre de 2019, entre julho e setembro. A janela foi posteriormente confirmada por um executivo da Huawei.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como a Huawei garantiu pós-venda e assistência técnica para quem já tem um modelo da empresa e usa o Android, ainda não está claro se modelos já vendidos de linhas como Mate, Honor e a geração P30 terão o Oak OS como versão alternativa ou terão a mudança "forçada" pela marca.
Fique de olho no TecMundo para mais novidades.
Fontes
Categorias