A inteligência artificial Deep Mind, da Google, está indo cada vez mais longe no aprendizado de diferentes jogos. Depois de virar mestre no xadrez e até ser tema de documentário pelo desempenho no Go, ela agora é capaz de vencer jogos multiplayer.
De acordo com o grupo de cientistas por trás do projeto, liderados pelo pesquisador Max Jaderberg, a IA agora é capaz de vencer partidas no modo "Capture a bandeira" de Quake III Arena, da id Software. Só que ganhar não é o maior mérito: o computador consegue até mesmo montar estratégias próprias para vencer os adversários humanos ou participar de times normalmente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os "agentes" da DeepMind foram capazes de aprender com base em milhares de horas de gameplay. O método envolve absorver técnicas usadas quando a própria equipe ganhava o jogo, descartando aquelas que se mostraram pouco efetivas. Assim, a IA foi capaz de realizar estratégias como atacar a base inimiga quando a captura da bandeira estava próxima e proteger o colega que está com o item em direção ao local seguro, por exemplo.
O vídeo abaixo explica bem como o método funciona:
Vale lembrar que a DeepMind também já está virando especialista em títulos do Atari, Dota 2 e StarCraft II, mas o método utilizado em Quake III era tido como "impossível" por muitos especialistas para ser realidade "ao menos pela próxima década". A ideia é transportar esse método de aprendizado para outras tarefas, como automação.
Fontes
Categorias