Durante sua conferência na Game Developers Conference 2019, a Google apresentou a sua plataforma de streaming de jogos, o Stadia. Por enquanto, temos apenas alguns poucos games confirmados no serviço, mas a empresa está tentando resolver essa situação. Mais de 100 estúdios de criação de jogos já foram convidados a trabalhar com a nova plataforma, tendo recebido kits de desenvolvimento.
O pacote contém software e instruções para que as desenvolvedoras comecem a portar seus títulos atuais para o Stadia e também passem a desenvolver jogos novos de acordo com as especificações do serviço de streaming.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Google afirma ainda que sua plataforma conta com recursos únicos, não encontrados em concorrentes como Xbox One X e PS4 Pro. As mais interessantes são as possibilidades sociais do Stadia, que é nativamente multiplayer multiplataforma e permite compartilhar links para o jogador entrar em momentos específicos de algum título.
Há ainda uma série de integrações com o YouTube. Assim, criadores de conteúdo da plataforma de vídeo poderão transmitir suas partidas em tempo real para o YouTube sem precisar de equipamento caro ou cheio de adaptações. Os espectadores do canal também poderão entrar no jogo ao lado do youtuber favorito, entre outras possibilidades.
Tecnicamente falando, o Stadia ainda terá mais poder gráfico que PS4 Pro e Xbox One X juntos, oferecendo mais qualidade de jogo e melhores gráficos para desenvolvedores e jogadores. A Google ainda pretende se valer da sua estrutura com mais de 7,5 mil servidores ao redor do mundo — vários no Brasil — para oferecer jogatina em baixa latência. Fora isso, já no lançamento, a plataforma pretende entregar games em 4K e 60 fps.
Ainda não sabemos quando exatamente o Stadia será lançado comercialmente, tampouco temos detalhes sobre forma de cobrança e especificações mínimas para internet hardware do usuário. Mas considerando que será possível jogar em um simples Chromecast, praticamente qualquer dispositivo que roda o Chrome hoje será capaz de usar o Stadia.
Se você tem interesse em desenvolver para a nova plataforma da Google, cadastre-se aqui.
Fontes
Categorias