Essa é mais uma para aquela série "Coisas absurdamente básicas que o iOS não tem". A Google atualizou hoje (14) a sua versão para iOS do Gboard para a versão 1.40, e sua maior novidade é o retorno tátil para cada toque nas teclas do teclado. Em outras palavras, seu iPhone agora pode vibrar sutilmente a cada toque no teclado virtual, a exemplo de qualquer smartphone Android lançado na última década.
O Gboard, contudo, não é o primeiro teclado para iOS a trazer esse recurso. Outras aplicações concorrentes já haviam introduzido isso à plataforma da Apple, mas todas são pagas e pouco populares. O Gboard é a primeira opção realmente boa e gratuita com a novidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Tocando no ícone da engrenagem, é possível acessar as configurações e ativar a novidade (fonte:9to5mac)
Curiosamente, o teclado padrão que a Apple entrega no iOS não oferece retorno tátil quando o usuário toca em alguma tecla. Para quem usa smartphones Android, essa notícia pode parecer um tanto boba, considerando que o recurso é tão banal no mundo do Robô que muita gente pode nunca ter parado para pensar que algum smartphone poderia não contar com isso.
O Gboard para iOS, contudo, não traz o recurso ativado por padrão. O usuário precisa ativá-lo manualmente nas configurações do app. Para tal, abra o app do Gboard, para acessar suas configurações e alterare a chavinha “Ativar retorno tátil ao pressionar teclas”.
No Android, o Gboard traz isso ativado por padrão, e você pode desligar o recurso ou mesmo personalizar a duração da vibração.
(fonte: 9to5google)
O Gboard para Android pode ser baixado aqui, e a versão para iOS está disponível aqui.
Fontes