Firefox Focus pode ter bloqueio total de anúncios. De acordo com o Bugzilla, página da Mozilla que publica bugs e atualizações de suas plataformas, a versão 9.0 do navegador mobile já deve contar com a ausência completa desse recurso em breve. Quem utiliza o browser já deve ter percebido que ele não exibe propagandas com rastreadores, que costumam usar cookies e outras funcionalidades para “salvar” dados de usuários, direcionando anúncios de forma mais personalizada. Mas a constante “perseguição” desse tipo de função pode não ser muito agradável para várias pessoas.
Pensando nisso, o Firefox Focus foi desenvolvido com um objetivo: maior privacidade. A própria Mozilla defende que esses anúncios reduzem o carregamento de sites de modo geral e que, por isso, também optou por eliminá-los da plataforma desde o início, o que torna seu navegador mais leve, de fato. Atualmente, o update está sendo testado, para avaliação do tempo de carregamento de páginas. Passado esse período, a versão final poderá ser baixada por 50% dos usuários da plataforma. Depois de um prazo ainda não divulgado, os demais também poderão acessá-la. A previsão é de que ela já esteja disponível a partir de 12 de fevereiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa então funciona como uma alternativa interessante em relação ao Chrome, por exemplo, que continua sendo muito bem integrado em diferentes dispositivos e ferramentas da Google, mas que está muito distante de ser leve. Para quem se interessou pela ideia, o Firefox Focus pode ser baixado em aparelhos Android e iOS.