Algumas pessoas já passaram pela situação inconveniente (e super embaraçosa) de clicar no botão “Nova aba”, para mostrar algo na internet a um grupo de amigos (ou à sogra), e o navegador abrir aquela aba cheia de atalhos para os sites mais visitados, dentre os quais aparece uma página sobre “tortura sexual”... Até a pessoa explicar que aquela página está entre as mais acessadas porque estava fazendo uma pesquisa para a faculdade, a vergonha já deu conta de tornar seu rosto vermelho e suas mãos suadas, sem contar a gagueira instantânea e o sorriso amarelo.
Para evitar esse tipo de situação, o Firefox possui um recurso que bloqueia a exibição de sites adultos como atalhos em novas abas. A função funciona como um filtro secreto que foi implementado em 2014. Naquela época, no entanto, o propósito era diferente. O Firefox havia ganhado uma seção de “páginas sugeridas”, que mostrava links de produtos de empresas parceiras e alguns dos sites mais visitados pelos usuários. O filtro entrou em vigor depois que alguns parceiros comerciais da Mozilla não gostaram de ver suas páginas aparecendo ao lado de sites pornográficos ou, em outras ocasiões, a sugestão de um produto (tipo um filme ou show em DVD) logo ao lado de um site de torrent.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Anos mais tarde, a Mozilla abandonou a parceria para mostrar conteúdo patrocinado, mas o filtro continuou fazendo parte do Firefox e ajudando a manter a privacidade dos usuários, evitando constrangimentos desnecessários. Hoje, a lista negra conta com quase 3 mil endereços e é ativada por padrão. Se você quiser desativá-la, basta acessar a página de configurações do navegador, digitando “about:config” (sem as aspas) na barra de endereços. Depois, procure pelo termo “browser.newtabpage.activity-stream.filterAdult” e mude o valor para “false”.
Se você tiver curiosidade, pode consultar a lista de sites bloqueados neste link.
Fontes