A Google vem ajudando a Fundação Wikimedia a disponibilizar artigos da Wikipédia em muito mais idiomas. O grupo agora conta com o Google Tradutor na lista de suas ferramentas de conversão de conteúdo, para que os editores humanos possam usá-lo de forma nativa na plataforma ao adicionar artigos aos sites que não estejam com textos em inglês.
Além de fornecer traduções mais precisas, o Google Tradutor adiciona suporte a mais 15 idiomas, incluindo hausa, curdo (kurmanji), iorubá e zulu. Todos o material gerado será publicadas sob uma licença livre e pode ser integrado à Wikipédia. A Fundação Wikimedia adianta que não compartilhará dados com a Gigante de Mountain View e que também não receberá informações da empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os editores voluntários da Wikipédia pedem a integração do Google Tradutor há muito tempo. Com a ferramenta, a tradução inicial gerada pela conversão automática é então levada para a revisão e edição em cada língua — o que deve agilizar bastante o trabalho.
Fonte: Google
Esse anúncio também faz parte de uma expansão de uma parceria anterior, quando a Gigante das Buscas prometeu ajudar a Wikipédia a tornar os posts acessíveis na Indonésia. Além disso, a companhia de Mountain View já doou verba para a Fundação Wikimedia no passado.
Fontes
Categorias