A Apple está interessada em tornar a assistente virtual Siri mais útil quando você estiver sem uma conexão com a internet. Essa pretensão foi revelada em um pedido de registro de patente feito recentemente pela companhia. Ele descreve um “assistente pessoal offline” capaz de converter o áudio do microfone em texto no próprio dispositivo.
Atualmente, isso é feito nos servidores da Apple por ser uma tarefa intensiva demais para ser realizada em um iPhone. Com a tecnologia descrita no documento da empresa, a ideia seria utilizar um sistema interno de módulos responsáveis por diferentes partes do processo, como reconhecimento do que foi dito, processamento da resposta e conversão para o alfabeto fonético.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mas a própria companhia admite que um sistema do tipo é difícil de ser feito, principalmente se o objetivo for manter o nível de qualidade das respostas que são processadas remotamente. Pelo que tudo indica, a Apple quer uma Siri realmente offline, com direito a todas as funções que ela executa atualmente, mas sem a necessidade de acessar a rede para conseguir isso. Só ficariam de fora, claro, os comandos que exigem informações disponíveis apenas na internet.
O Google fez algo parecido no Android, onde os comandos de voz funcionam, mas de forma bem limitada. Você pode baixar um idioma específico para a memória do aparelho, o que possibilita fazer algumas coisas como criar lembretes, ativar o cronômetro ou alterar configurações do dispositivo. No caso da Siri, só é possível usar comandos offline para pausar, avançar ou pular músicas.
Fontes