A Microsoft tem tentando convencer os usuários do Windows 10 a ficar com o Edge, seu navegador padrão, em vez de migrar para os concorrentes Google Chrome e Mozilla Firefox. Agora, contudo, em uma versão prévia do SO que vem sendo testada pelos Insiders, a empresa chegou ao ponto de mostrar um alerta em forma de popup na tela dos usuários quando eles tentam instalar os navegadores concorrentes no computador.
O aviso não é uma tela vermelha ou qualquer coisa que possa assustar usuários menos experientes, mas passa uma mensagem bem clara: “você já tem o Microsoft Edge instalado, o navegador mais seguro e mais rápido para o Windows 10”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Depois desse aviso, o usuário pode clicar no botão destacado em azul para abrir o Edge, ou simplesmente ignorar o aviso e “Instalar mesmo assim”.
@MicrosoftEdge What kind of slimy marketing cesspool crap is this Microsoft? I proceed to launch the Firefox installer and Windows 10 pops this up? If I wanted to use your browser, I would. pic.twitter.com/f7jk9sGvYA
— Sean Hoffman (@SeanKHoffman) 11 de setembro de 2018
Esse aviso pode ser desativado para que o usuário não o receba novamente quando instalar outro navegador no sistema, mas essa atitude da Microsoft não passou despercebida. Várias pessoas têm criticado a empresa nas redes sociais mostrando capturas de tela dessa janela de aviso e escrevendo mensagens pouco amigáveis, para dizer no mínimo.
É importante destacar que, apesar de esse aviso aparecer na tela dos usuários quando eles tentam instalar algum navegador de terceiros, a Microsoft em momento algum bloqueia a instalação desses apps. Mesmo assim, considerando as opiniões negativas dos Insiders sobre esse aviso, é possível que a empresa não libere esse “recurso” para as versões estáveis e comerciais do SO.
Fontes
Categorias