O Google Chrome finalmente tem uma data para receber o seu grande redesign de interface. A novidade deve ser distribuída pela Google na versão 69 do navegador, marcada para chegar aos usuários de todas as plataformas compatíveis em setembro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso foi revelado através das notas de atualização para a edição corporativa do Chrome, com uma linha explicando um “novo design para todos os sistemas operacionais”. Não foi especificado quais seriam as mudanças, mas como o novo visual do browser já é conhecido nas versões de teste Beta e também por conta de diversos vazamentos, não há muito segredo.
As mudanças mais visíveis estão na barra de guias, que se tornarão mais arredondadas do que antes, lembrando um pouco o visual do antigo Mozilla Firefox. Os botões e barra de endereços e pesquisas do Chrome também foram redesenhados, ganhando um aspecto bem arredondado, ficando bem alinhado com o que a Google revelou na interface do Android 9 Pie, recentemente.
Gestos e notificações
No que diz respeito a funções, a única novidade importante a chegar no Chrome 69 é a integração do navegador com o sistema de notificações do próprio Windows 10. Até então, o Chrome usava recursos próprios para notificar seus usuários. Espera-se também alguns novos comandos através de gestos no touchpad de notebooks, mas ainda não há detalhes mais precisos sobre isso.
Essa atualização está agendada para começar a ser distribuída em 4 de setembro, daqui a duas semanas, mas quem usa o Chrome Beta e já está na versão 69 pode ir testando a nova interface. Para usuários da versão desktop, basta ativar uma flag digitando essa ULR “chrome://flags/#top-chrome-md” e, em seguida, selecionar a opção “Refresh”.
No Android, é necessário digitar a seguinte URL “chrome://flags/#enable-chrome-modern-design” e marcar a opção “Enabled”.
Fontes
Categorias