O conteúdo de vídeo aumentou bastante nas últimas temporadas e uma das práticas de distribuição mais criticadas atualmente é a que roda automaticamente o material e com o som ligado. Navegadores como o Google Chrome e o Microsoft Edge já possuem atualizações que impedem que isso aconteça e agora a Mozilla finalmente libera um update que faz o mesmo.
O recurso vinha sendo prometido desde o começo do ano e agora aparece como ferramenta experimental na versão 63.0a1 do Firefox Nightly Edition — o ambiente de testes da companhia. Assim, basta abrir as “Preferências” e selecionar a opção desejada em “For websites that autoplay sound”. Você pode permitir, exigir uma consulta antes da página rodar o material ou simplesmente bloquear.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
We are adding the ability to block and configure autoplaying videos with sound in Firefox, can check it out in @FirefoxNightly today (comments welcome) pic.twitter.com/k9K9hQC9Ye
— Dale Harvey (@daleharvey) 21 de julho de 2018
A ferramenta deve aparecer com uma notificação pop-up logo abaixo do endereço — somente caso ela reproduza algo automaticamente, claro. A versão estável deve se distribuída na versão 63 do browser, que deve chegar para todo mundo no final de outubro.
Fontes