A loja de apps mobile comemora seu décimo aniversário hoje (10), e o pessoal do Sensor Tower resolveu publicar alguns gráficos interessantes sobre os títulos mais bem-sucedidos nesse primeiro ambiente controlado par downloads digitais.
Foram contabilizados pela Sensor Tower os apps que passaram mais tempo em primeiro lugar nos rankings globais e domésticos de todo o mundo. Contudo, a empresa fez apenas dois recortes (mundo e EUA) para a confecção de seus gráficos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Só que a Sensor Tower só começou a coletar dados sobre a App Store em 2010, dois anos depois do lançamento da loja pela Apple. Mesmo assim, os dados da empresa são muito valiosos, considerando que, em seus primeiros dois anos, a loja da Maçã ainda não havia alcançado a relevância que tem hoje.
No ranking global de apps mais baixados entre as opções gratuitas, temos o WhatsApp liderando a tabela. Ele ficou 1,783 dias como o mais baixado da loja, pouco mais que o segundo colocado, o Facebook Messenger.
Número de dias em que os apps passaram como top 1 entre os apps gratuitos para iOS
Entre os apps pagos, o que ficou mais tempo na liderança foi o Minecraft, hoje desenvolvido pela Microsoft.
Número de dias em que os apps passaram como top 1 entre os apps pagos para iOS (WhatsApp já foi um app pago no passado)
Também foi publicado um ranking dos mais rentáveis. Contudo, a Apple deixou de publicar essa lista específica com o lançamento do iOS 11.
Número de dias em que os apps passaram como top 1 entre os apps mais rentáveis para iOS
No total, aproximadamente 30 mil apps diferentes lideraram os diferentes rankings da Apple em alguma parte do mundo. Só nos EUA, foram registrados 442 itens diferentes desde que a Sensor Tower começou a rastrear a loja da Apple.
Fontes