A Apple liberou nesta terça-feira (29) a atualização iOS 11.4, a última antes do lançamento de seu novo sistema operacional móvel, o iOS 12, que deve estrear na próxima semana durante a conferência para desenvolvedores WWDC 2018. As novidades trazem integração entre mais de um HomePod e melhorias para o AirPlay 2, além da sincronia e armazenamento do Messages com a nuvem iCloud.
HomePods agora “conversam entre si” e podem distribuir som estéreo em diferentes pontos de um ambiente
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A começar pela comunicação no ecossistema de entretenimento, o reformulado AirPlay 2 permite que você possa controlar a reprodução de conteúdo em vários dispositivos via iOS — inclusive com o suporte da Siri, que, como sabemos, deve receber também um upgrade significativo muito em breve.
Isso quer dizer que com o AirPlay 2 você poderá, por exemplo, pedir para a assistente digital tocar uma música em um determinado aparelho enquanto o outro executa uma faixa diferente. Ou sincronizar na cozinha o álbum que já estava sendo reproduzido na sala. E dá também para iniciar uma tarefa conjunta em todos os gadgets. Os comandos prometem funcionar com produtos de terceiros que são parceiros da Gigante de Cupertino, a exemplo da Bang & Olufsen, Bose, Bowers & Wilkins, Libratone, Pioneer e Sonos.
Já os HomePods agora poderão “conversar entre si” e realizar ações distintas, porém conectadas. A melhor forma de ilustrar isso é o uso na forma de som estéreo em dois locais diferentes de uma sala. Cada unidade distribui trechos complementares, em canais diferentes, e de forma equilibrada automaticamente.
Mensagens multiplataforma e sincronizadas na nuvem
A outra grande atualização do iOS 11.4 é a integração do aplicativo Messages com o armazenamento na iCloud. Esse recurso já havia sido comentado pela própria Apple na WWDC do ano passado e agora passa a valer com sincronização nos principais dispositivos de seu ecossistema — leiam-se iPhone, iPad, Apple Watch e iMac.
Com isso, você poderá gerenciar as conversas, independente da plataforma que estiver usando, e as mudanças serão realizadas em todas elas simultaneamente. Ou seja, se apagar um diálogo em um aparelho, ele também será deletado dos outros. Além disso, o conteúdo poderá ser enviado para a nuvem, economizando espaço interno do seu smartphone, tablet ou relógio inteligente. De acordo com a Maçã, a criptografia de ponta a ponta, a exemplo de mensageiros como o WhatsApp, assegura a proteção desses dados.
O iOS 11.4 já vem sendo liberado para todo mundo nesta terça-feira (29) e você pode conferir manualmente se está disponível para você via “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de software”. Abaixo, a lista de aparelhos que recebem o update:
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPhone SE
- iPhone 5s
- iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração)
- iPad Pro de 10,5 polegadas
- iPad Pro de 9,7 polegadas
- iPad Air 2
- iPad Air
- iPad (6ª geração)
- iPad (5ª geração)
- iPad mini 4
- iPad mini 3
- iPad mini 2
- iPod touch (6ª geração)