O WhatsApp fez um pequeno ajuste na função de apagar uma mensagem enviada usando o aplicativo. A novidade, porém, não muda o tempo que o remetente tem para solicitar a remoção, que continua sendo de 68 minutos: essa alteração vale para o tempo que o próprio sistema tem para completar a remoção da mensagem.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até agora, o WhatsApp tinha um limite de tempo de 24 horas para completar a remoção. Esse era o tempo durante o qual o próprio aplicativo tentaria revogar a mensagem do destinatário. Vamos supor que alguém permaneça 24 horas e 30 minutos offline, com o celular desligado ou desconectado de qualquer rede móvel ou WiFi: a mensagem não seria apagada.
Graças ao novo ajuste, esse processo tem mais tempo para ser completado e, mais especificamente, pode ser realizado durante as próximas 25 horas e oito minutos após a solicitação do remetente. Ou seja, caso você envie uma mensagem para alguém e solicite a sua exclusão dentro de 68 minutos, ela só será apagada de fato se o destinatário ficar online ao menos uma vez nas próximas 25 horas e oito minutos.
No novo cenário, se você solicita a remoção da mensagem enviada dentro do prazo de 68 minutos e o remetente fica 24h30 offline, a mensagem será apagada porque o tempo limita para o processo ser completado ganhou uma hora extra.
News about the max revoke limit.
— WABetaInfo (@WABetaInfo) 10 de maio de 2018
1 hour, 8 minutes and 16 seconds available to delete a message for everyone (like before).
1 day to receive the revoke request (OLD) -> 1 day, 1 hour, 8 minutes and 16 seconds to receive the revoke request (NEW)
More explanations in the image. pic.twitter.com/FkUt4dnZ5J
Segundo o site WABetaInfo, o novo recurso vale para dispositivos Android e Windows Phone. Não fica claro quando a novidade chegará também ao iOS, mas é provável que isso aconteça em breve.
Fontes