O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado do mundo e constantemente lembrado como um dos serviços que “matou” o SMS — ao menos no que toca a troca de mensagens de texto entre pessoas físicas. Agora, com o WhatsApp Business, a empresa do Facebook tem a chance de “enterrar de vez” o SMS ao atuar também na troca de mensagens entre empresas e consumidores, já trabalhando, inclusive, para trazer para o seu lado companhias que comercializam esse tipo de tecnologia.
Reportagem do site Mobile Time informa que o mensageiro vem integrando parceiros comerciais no Brasil dentre os quais estão justamente companhias que vendem e entregam de SMS. Além disso, estão também no acordo empresas que prestam serviço de atendimento automatizado via bots.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Bots e serviços de SMS tradicional serão parceiros do WhatsApp Business
Atualmente, o WhatsApp está presente em 96% dos smartphones brasileiros, aponta a publicação, o que indica como essa jogada pode ser acertada. A matéria fala que o modelo de negócio entre o mensageiro do Facebook e as suas parcerias não foi definido ainda, mas não haverá cobrança por mensagens individuais. O mais provável é um esquema de licenciamento por volume de usuários atingidos, com o preço variando conforme mais gente com o app instalado estiver no raio de recebimento de uma mensagem.
Como tudo ainda está em fase de negociação, não fica claro quando bots e serviços tradicionais de notificação via SMS entrarão em vigor no WhatsApp, mas é certo que a novidade tem um grande potencial para diminuir drasticamente a utilização das mensagens de texto convencionais.
Fontes