De acordo com informações do 9to5Google, a Google estaria testando um novo elemento visual no Pixel Launcher — a interface original da tela inicial dos smartphones Pixel. O recurso estaria sendo desenvolvido para chegar junto com o Android P em alguma versão prévia para desenvolvedores ou mesmo na versão final e, essencialmente, tentaria incentivar o uso do Google Assistente.
A mudança mostra, por enquanto, apenas uma separação da barra de buscas que fica no fundo da tela. Uma parte seria reservada para pesquisas comuns em texto, enquanto a outra ativaria a busca por voz do Assistente. Essa barra separada ainda seria replicada na gaveta de apps, mas no topo do display em vez de ficar na parte de baixo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Interface atual acima e nova em teste abaixo
Em um primeiro momento, a modificação não parece muito importante, mas é interessante ver a Google tentando tornar o uso do Assistente mais natural. Já existia um microfone na barra de buscas antiga, mas como o ícone do microfone não é tão visível nesse jogo de tons de branco, parece que um botão individual para ele é mais adequado.
Entretanto, existe uma certa perturbação estética que pode ser considerada. Com a barra de buscas dividida dessa forma, parece não haver mais a simetria com a qual já havíamos nos acostumado. O que você acha desse novo visual? Será útil ou trata-se apenas de um experimento qualquer da Google. Deixe sua opinião na seção de comentários.
Fontes
Categorias