O novo comercial da Apple para promover o sistema de desbloqueio via reconhecimento facial do iPhone X, o Face ID, é impactante. Uma moça desbloqueando portas e tantas outras coisas apenas com olhares passa a ideia da precisão da tecnologia desenvolvida pela empresa e apresentada no ano passado.
Contudo, um detalhe interessante percebido pelo redator Benjamin Mayo, do site 9to5 Mac, é também revelador: ao final do comercial, é possível ver um bug no iOS. O momento exato pode ser conferido aos 50 segundos do vídeo abaixo e mostra o balão de notificação do app de mensagens do iPhone com texto fora do plano de fundo, que se estende de forma tardia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Olhares mais desatentos nem vão perceber, mas basta reduzir a velocidade de reprodução do vídeo para evidenciar o erro. “Oh meu Deus, o último comercial do iPhone X da Apple inclui imagens de um bug na bolha de notificação”, lamenta Mayo.
Claro que muitos podem afirmar que isso se trata, simplesmente, de um problema de edição e não é nada que comprometa a qualidade do iPhone X ou do Face ID — o que é verdade. Mas é sintomático que uma falha do mais recente sistema da Apple apareça até mesmo em um comercial oficial da empresa.
Anunciado durante a WWDC 2017, o iOS 11 foi lançado oficialmente em 19 de setembro e não tem tido uma vida fácil desde então. Desde problemas como lentidão e drenagem da bateria até falhas na calculadora e bug de caracteres que travam o sistema, o iOS 11 vem colecionando erros e irritando usuários.
A situação é tão complexa que a Apple lançou uma correção por semana no primeiro mês após o lançamento da nova versão. A companhia afirmou também que não pretende renovar o visual do sistema para a sua 12ª versão justamente para focar na correção de bugs, o que é bastante importante.
Fontes