O Carpool, serviço de caronas do Waze, acaba de ganhar um visual remodelado. O redesign foi liberado nesta semana e, ao que tudo indica, pode ser considerado praticamente um relançamento do serviço, que tinha a fama de apresentar uma navegação confusa e pouco intuitiva.
Em comunicado oficial publicado em seu blog, o Waze admitiu que, além de bastante abrangente, a revitalização do seu serviço de caronas foi toda pensada com base no retorno dado pelos próprios usuários, sem deixar para trás o intuito básico de “conectar pessoas e diminuir o trânsito”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais do que visual renovado
Uma das mudanças mais importantes na atualização do Carpool tem a ver com a segurança: agora, em vez de promover combinações às cegas entre pessoas solicitando e oferecendo caronas, o serviço exibe um perfil detalhado de cada usuário, permitindo que você avalie as propostas. Cada um terá uma nota média, calculada com base na experiência de outras pessoas.
O Carpool também passou a mostrar informações bastante úteis, como se há amigos em comum entre você e outro usuário e se vocês trabalham na mesma empresa, passando a usar esses critérios na hora de estabelecer a prioridade na distribuição de corridas e solicitações.
A experiência de carona certa para cada um
Outra novidade para os usuários do Carpool são os filtros de carona. Com eles, é possível determinar se você prefere viajar com alguém não fumante ou do mesmo sexo, por exemplo. Além disso, já é possível enviar múltiplas solicitações de carona – função que até então era limitada e dificultava a vida de quem tinha certa pressa para fechar uma corrida.
Apesar do anúncio, no ano passado, de que o Carpool seria lançado no Brasil sem muita demora, o serviço ainda não está oficialmente disponível por aqui e não é possível baixar o app a partir das lojas brasileiras. Por enquanto, ele funciona apenas no Texas e na Califórnia, nos EUA, e em Israel.
Fontes