Grupo hacker transforma o Nintendo Switch em um tablet rodando Linux

1 min de leitura
Imagem de: Grupo hacker transforma o Nintendo Switch em um tablet rodando Linux

A maioria das pessoas quer um Nintendo Switch para poder jogar os exclusivos tão elogiados da empresa japonesa, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey. Mas tem gente com outras pretensões para o console híbrido, como transformar o videogame em um tablet rodando uma distribuição do Linux.

Foi o que fez o pessoal do grupo fail0verflow. Há algumas semanas, eles já haviam conseguido explorar uma falha no software para iniciar o sistema operacional. A novidade agora é que é possível rodar uma distribuição completa, com direito a interface KDE Plasma, tela de toque responsiva, sistema de arquivos, teclado virtual e navegador. Veja a demonstração no vídeo abaixo.

Apesar de afirmar que a falha explorada para conseguir tal feito não pode ser corrigida pela Nintendo com uma atualização de software, o grupo não revelou os detalhes do processo para quem quer tentar fazer o mesmo em casa.

O Switch deve continuar a ser explorado como um dos dispositivos favoritos de hackers e desenvolvedores interessados em aplicações homebrew — programas caseiros que não são autorizadas pela fabricante do hardware. Parece ser uma boa época para quem gosta de se divertir procurando falhas no console japonês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.