As Smart Replies são respostas automáticas geradas a partir de uma análise da inteligência artificial (IA) sobre o conteúdo veiculado no app Inbox do Gmail, no Allo e, muito em breve, no Android Messages. E, de acordo com o WCCFTech, a funcionalidade, que agradou ao público, deve chegar a muitas outras plataformas, rebatizado pelos desenvolvedores do setor experimental Area 120 com o nome de “Reply”.
A ideia é não atrelar mais o Reply a nenhum produto específico ou tê-lo somente em um aplicativo dedicado, mas sim como recurso que possa ser integrado aos mais variados mensageiros do mercado, a exemplo do próprio Hangouts e Allo como também WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, Twitter, Slack, entre outros.
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Além das respostas automáticas inteligentes já disponíveis, a Gigante das Buscas promete trazer o modo “Do Not Disturb” para quando você estiver ocupado e o “Vacation Responder”, capaz de consultar seu calendário para comunicar até quando estará ausente. Há até mesmo planos para uma ferramenta que tira seu smartphone do silêncio em caso de recados urgentes.
Mas e a privacidade?
Tudo bem que isso tudo pode ser uma mão na roda para quem está substituindo boa parte da redação de textos de emails e mensagens nas versões desktop e laptop pelos apps de dispositivos móveis. Contudo, para que a varredura da IA seja precisa e ofereça respostas adequadas é necessário que você compartilhe mais dados pessoais — e em alguns casos até mesmo confidenciais.
Smart Replies ainda soam muito robóticas e impessoais
Ou seja, será necessário rever políticas de privacidade e testar até que ponto a galera vai querer trocar ainda mais informações por comodidade. Além disso, o projeto está nos estágios iniciais e deve levar um bom tempo para ser aperfeiçoado. No estágio atual, as Smart Replies são muito úteis, mas ainda soam muito robóticas e impessoais.
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