O VLC é um dos principais e poderosos players multimídia, de código aberto, da atualidade, sendo capaz de reproduzir diversos formatos de arquivos de áudio e vídeo — incluindo MPEG4, MPEG2, MPEG1, DivX, MP3, OGG, MKV e outros — sem a necessidade de instalar pacotes de codecs.
Após três anos de desenvolvimento e um longo período de testes, a mais nova versão do programa foi finalmente lançada para a maioria das plataformas: a versão 3.0, de codinome “Ventari”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com ela, o recurso mais esperado do VLC chegou: o tão sonhado suporte para o Chromecast. Está é a primeira grande atualização desde 2012, que inclui uma quantidade incrível de recursos, correções de bugs (mais de 1500) e pequenas melhorias na interface.
O player agora também possui suporte para vídeos em 360 graus, HDR e áudio 3D. A aceleração por hardware é ativada por padrão em todas as plataformas, o que lhe dá potência suficiente para fazer reproduções de vídeos de altíssima qualidade, como 4K e 8K nas maiorias dos smartphones, tablets e computadores. Além de navegação em pastas de rede e menus Blu-ray Java (BD-J).
Já no caso da versão Android, além do recurso de fazer streaming de diversos formatos de áudio e vídeo para um Chromecast diretamente do seu smartphone, também recebeu algumas novidades, como o modo Picture-in-picture, suporte a decodificação HEVC e a detecção de playlists.
E para os amantes da realidadevirtual, a VideoLAN, a equipe de desenvolvimento do VLC, planeja lançar um recurso para os óculos de VR em abril. O changelog completo da atualização pode ser visto por este link.
Mas, se você está se perguntando por que o suporte ao Chromecast demorou tanto tempo para ser adicionado ao player, é porque a VideoLAN decidiu desenvolver sua própria maneira de streaming, em vez de usar componentes de código fechado. Abaixo podemos ver as demonstrações do poder da aceleração por hardware.
Vídeo em 8K a 48 fps em 360 graus reproduzido no Galaxy S8 com Android 8.0 Oreo.
A nova versão já está disponível gratuitamente para usuários de Windows, Android e iOS.
Categorias