O próximo dia 28 de janeiro marca o Dia da Proteção de Dados (ou Dia da Privacidade dos Dados) e a Microsoft já está entrando no clima. Por isso, a companhia anunciou nesta semana o lançamento de um novo conjunto de ferramentas para deixar você no controle total da sua privacidade em uma máquina com Windows 10.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“O nosso compromisso é ser totalmente transparentes no diagnóstico de dados coletados de seu dispositivo Windows, em como eles são usados e em oferecer a você um aumento no controle sobre esses dados”, escreve a diretora de privacidade da Microsoft, Marisa Rogers, uma das responsáveis pelo novo Windows Diagnostic Data Viewer.
O novo sistema de visualização de diagnóstico de dados do Windows oferece informações variadas e detalhadas sobre aquilo que a Microsoft obtém do seu sistema. O relatório organiza tudo em cinco grandes categorias (livremente traduzidas):
- Dados Comuns – Informações do sistema tipo nome, versão, ID do dispositivo, nível de diagnóstico etc.
- Configuração e Conectividade de Dispositivo – Preferências, configurações, capacidades e propriedades de dispositivos, periféricos e rede
- Desempenho de Serviços e Produtos – Informações sobre saúde e desempenho de serviços e produtos
- Uso de Produtos e Serviços – Detalhes sobre a utilização do dispositivo, do sistema operacional, de aplicações e de serviços
- Inventário e Configuração de Programas – Histórico de instalação e aplicativos atualmente instados na máquina, além de informações sobre atualização.
- O diagnóstico dos dados ainda oferece um sistema de busca e filtros para facilitar a obtenção de informações mais específicas.
Windows Diagnostic Data Viewer.
Painel de controle de privacidade
Além disso, o painel de controle de privacidade da Microsoft também ganhou algumas novidades. A principal alteração aqui é a oferta de um histórico de atividades mais intuitivo e fácil de ser navegado para você saber de forma clara e precisa todas as informações que a companhia armazena em sua conta.
Para os próximos meses, a MS promete ainda mais opções para visualizar e gerenciar dados de mídia consumidos em sua máquina, a possibilidade de exportar qualquer dado exibido no painel de privacidade e, por fim, a possibilidade de apagar itens específicos de sua lista. Enfim, parece que a Microsoft está realmente disposta a deixar o controle da privacidade nas mãos do usuário.
Fontes
Categorias