Essa não é a primeira vez que apps que ouvem o que os usuários estão fazendo, conversando ou mesmo assistindo na TV são expostos. Mas, desta vez, parece que alguns games mobile para crianças estão monitorando através do microfone de smartphones o que seu público está consumindo na televisão.
As informações são do New York Times, que descobriu que vários jogos focados em crianças, e também em adultos, estão monitorando o ambiente continuamente para descobrir que anúncios estão sendo vistos na TV. Os dados então são repassados para anunciantes, que podem melhorar a disseminação de suas propagandas para os horários em que o público certo está assistindo.
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De acordo com o periódico norte-americano, os apps identificados usam um software produzido por uma startup chamada Alphonso. O elemento pode ser incluído em qualquer app para Android ou iOS e captura o áudio de comerciais de TV em exibição nas proximidades. Em seguida, o código envia o som para identificação dos anúncios de forma individual no Shazam, e os dados, em seguida, podem ser vendidos para anunciantes.
Nada ilegal?
O jornal entrou em contado com a Alphonso, e a empresa explicou que não está fazendo nada ilegal. Os apps que usam seu software só o fazem quando o usuário concede as permissões para o uso do microfone e precisam detalhar essa coleta de dados nos termos de uso. A companhia ainda afirma que seu software consegue diferenciar interações humanas de comerciais de TV e, por isso, só captura o segundo tipo de áudio.
O consumidor está concedendo permissão conscientemente e pode revogar isso a qualquer momento
“O consumidor está concedendo permissão conscientemente e pode revogar isso a qualquer momento”, disse Ashish Chordia, CEO da Alphonso, sobre a coleta de áudio por apps que usam seu software.
A Alphonso detalhou que mais de mil apps para Android e iOS já contam com seu serviço embutido, mas afirmou que não oferece a ferramenta para apps e games destinados a crianças. Mesmo assim, o New York Times conseguiu encontrar alguns títulos infantis tanto na loja da Apple quando na da Google que continham o identificador de áudio da Alphonso.
Até o momento, não se sabe se a empresa enfrentará algum tipo de litígio por seu software estar embutido em apps infantis.